Dúvidas...dúvidas...dúvidas...

Amigas(os), em razão de algumas dúvidas, pesquisei e resolvi postar no blog a diferença entre sugar bloom e fat bloom, esperando poder ajudá-las(os) com isso.


Não há nada como abrir aquele chocolate tão esperado e nos depararmos com manchas meio cinzas, né? Se o chocolate fica cinza assim, uma dessas duas coisas pode ser a causa: sugar bloom ou fat bloom. O sugar bloom normalmente é causado pela umidade na superfície. A umidade faz com que o açúcar no chocolate se dissolva e quando a umidade evapora, os cristais de açúcar permanecem na superfície. Se esse processo se repete, a superfície pode ficar pegajosa e até mais manchada. Embora o sugar bloom seja na maioria das vezes resultado de uma armazenagem muito úmida, ele pode acontecer quando o chocolate foi armazenado a uma temperatura relativamente fria e depois levado muito rápido para ambientes muito quentes. Quando isso acontece, o chocolate transpira, produzindo a umidade na superfície.
O fat bloom é parecido com o sugar bloom, mas nesse caso é a gordura ou a manteiga de cacau que se separa do chocolate e deposita-se na parte de fora. Assim como acontece com o sugar bloom, as causas mais comuns do fat bloom são mudanças de temperatura bruscas e uma armazenagem muito quente. Embora ele possa parecer um pouco menos saboroso do que um pedaço de chocolate brilhoso e com aquela cor marrom característica, um chocolate que sofreu esses processos pode ser comido sem problemas. Você pode sentir uma textura granulosa na parte de fora do chocolate que sofreu sugar bloom, mas ele ainda deve ter um gosto bom. Para evitar que isso aconteça com o seu chocolate, é só usar meios de armazenagem adequados.
Em temperaturas mais altas podem ocorrer amolecimento e perda de brilho. Sob temperaturas mais baixas esses problemas são evitados, porém, quando os são expostos novamente à temperatura ambiente, pode ocorrer condensação de umidade na sua superfície, ocasionando o sugar bloom. Trata-se de um defeito pós-processamento, caracterizado pela apresentação de uma camada rugosa e irregular de cor acinzentada na superfície do chocolate.
Não importa se o chocolate for branco, amargo, ao leite ou de qualquer outro tipo, o importante é a armazenagem adequada. Ele pode facilmente absorver os sabores de comidas e de outros produtos próximos, por isso o chocolate deve ser bem embalado e mantido longe de odores fortes. A temperatura ideal para armazenagem fica em torno de 18 a 22ºC. Se armazenado adequadamente, você pode esperar que o chocolate ao leite e o branco fiquem bons por até seis meses. Outros tipos de chocolate podem durar ainda mais nas prateleiras.

5 comentários:

  1. Olá Izaura, adorei o seu blog, além das dicas que deu água na boca, estou curiosíssima, para saber como deixou seu blog tão bonito. Me ajuda vai... adorei os emoticons e o plano de fundo do seu blog. Obrigada.

    na_tanih@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde
    Ta muito bacana o seu site !Parabéns! Depois passa lá no meu e comenta também!Uma ótima semana pra você!

    ResponderExcluir
  3. Olá, venha fazer parte do movimento # Por uma cozinha mais divertida!
    www.phant.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá! Você está de parabéns Izaura, o seu blog tá lindo e o conteúdo maravilhoso

    ResponderExcluir
  5. Amei o Blog, e é bom saber de mais algumas receitas porque estou iniciando um Negócio de venda de Doces por encomenda.
    Quem se interessar e quiser nos conhecer, estamos no Facebook.
    https://www.facebook.com/almeida.silva.338
    é só nos add e mandar uma mensagem ...
    tbm temos email:
    candyliciusloja@yahoo.com.br

    beijo grande a todos.

    ResponderExcluir