Olá, amigas!

Como foram de feriado de Páscoa? Muito chocolate! Bahh...eu comi muito peixe (adoro!!), chocolate e, lógico...vinho!
Pois é...
Tenho recebido muitos emais pedindo para auxiliar voces em algumas dúvidas em relação ao chocolate. Vou dar umas dicas para tentar ajudá-las, ok! 
Gostaria também, se possível, que voces me comentassem sobre o que gostariam de saber ou ter em meu blog. A Internet é um universo onde podemos conversar e conhecer muitas pessoas, mas acaba sendo meio que solitário às vezes, já que voces não intervém muito comigo.

Bem...ai vão mais uma dicas:
a temperatura ambiente que o chocolate  gosta de ser trabalhado deve ficar entre 18 e 21 graus.
o ponto de fusão do chocolate é de 30 graus e para ele ser derretido, deve ser levado a uns 50 graus. Se passar desse ponto ele queima, fica pastoso ou arenoso. 
para derretê-lo o melhor é no microondas, em potência média, testando de 30 em 30 segundos, se possível. Deve ser mexido nessas pausas. Se usar o banho-maria, a água não pode ferver, não entrar no chocolate (inclusive vapor d'água). Desliga-se o fogo quando começarem a aparecer bolinhas no fundo da panela e ai é que se coloca o refratário. Em derretedeira o termostato deve ser ajustado para 50 graus.
    o chocolate fracionado não necessita de temperagem. Já o nobre, sim! Isso significa que devemos dar um "choque térmico" no chocolate. Ou seja, depois de derretido na temperatura correta, devemos esfriá-lo: o branco entre 27 a 28 graus, o ao leite entre 28 a 29 graus e o amargo, entre 29 e 30 graus. Invista num termômetro pois testar na boca ou mão não funciona, até porque cada pessoa tem uma temperatura!
      Por enquanto, são essas as minhas dicas. Espero tê-las ajudado e até as próximas!! E não esqueçam: seja o que cozinharem, sempre façam com prazer e alegria no coração, pois a sua energia estará nesse ritual alquímico mágico que é cozinhar!


      Abraços

      2 comentários:

      1. OI IZAURA, AMEI TEU BLOG,EU TAMBEM FAÇO BOMBONS, SUCESSO PRA TI BJSSSSS, TÂNIA

        ResponderExcluir
      2. Olá, meu nome é Sonia, estou iniciando um blog de receitas, já que adoro cozinhar e gostaria de compartilhá-las com você.

        Quando puder me faça uma visitinha!

        http://minhacozinhamagica.blogspot.com

        Beijos!

        ResponderExcluir