Dicas e Receitas


Bolo de Chocolate com Cerveja

É isso mesmo! Bolo de chocolate com cerveja, mas cerveja preta e da amarga. Com a doce não fica gostoso. Eu fiz e gostei muito, o bolo fica com um sabor diferenciado, porém aconselho a fazer a metade da receita para a cobertura pois sobra muita calda - a não ser que voce goste de muuuita calda. Gosto mais da cobertura tradicional que faço nos bolos de chocolate, mas não custa experimentar outras receitas. Fica a dica e aproveite a união de 2 coisas boas de se ter a mesa! Lá vai a receita!

INGREDIENTES
250 g de manteiga em temperatura ambiente
500 g de açúcar mascavo
4 ovos
350 g de farinha de trigo com fermento (ou 350 g de farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó)
4 colheres (sopa) de cacau em pó
350 ml de cerveja escura (não a doce)

COBERTURA DE CHOCOLATE
185 g de água 
80 g cacau em pó 
240 g de açúcar
15 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
160 g de creme de leite fresco

Modo de Fazer a Massa
Numa batedeira coloque 250 g de manteiga em temperatura ambiente e 500 g de açúcar mascavo e bata até ficar cremoso. Adicione 4 ovos (um de cada vez) e bata bem. Desligue a batedeira e com uma colher vá adicionando e misturando 350 g de farinha de trigo com fermento (ou 350 g de farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó), 4 colheres (sopa) de cacau em pó e em seguida 350 ml de cerveja escura (não a doce). Numa assadeira redonda (20 cm de diâmetro X 7 cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, despeje a massa e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 graus por uns 40 minutos (depende de cada forno). Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e regue várias vezes com uma cobertura de chocolate.

Modo de Fazer a cobertura de chocolate
Numa panela coloque 185 g de água, 80 g cacau em pó, 240 g de açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo acrescente 15 g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e 160 g de creme de leite fresco. Misture e deixe a mistura esfriar para então cobrir o bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário