Bolo de Chocolate Trufado


Um bolo de chocolate sempre é bem-vindo para o café ou chá da tarde. Essa receita tem um gostinho diferenciado pois leva gengibre e cravo em pó. Para quem aprecia essas especiarias, o bolo fica com um aroma e sabor deliciosos. Experimente e prove. Depois me diga! 

Ingredientes para a cobertura e recheio

  • 350 g de chocolate picado
  • 1/2 caixa de creme de leite 
  • 2 colheres (sopa) de rum




  Ingredientes para a massa
  • 1 xícara (chá) de leite 
  • 2 ovos inteiros
  • 150 g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó (32%)
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 colher (chá) cravo em pó
  • 1 colher (chá) gengibre em pó


Modo de Preparo

  1. Coloque na batedeira os ovos, a manteiga e o açúcar. Bata bem até ficar um creme. Acrescente a farinha, o chocolate, o cravo e o gengibre, por último, o fermento, todos peneirados. Comece a bater devagar e vá acrescentando o leite aos poucos. Bata até formar uma massa bem homogênea.
  2. Unte uma fôrma com manteiga e farinha, asse em forno regular (pré-aquecido) por uns 35 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
  3. Para fazer o recheio, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas (potência média) por cerca de 1 minuto (teste o derretimento a cada 30 segundos). Misture o creme de leite e junte o rum. Deixe esfriar. 
  4. Corte o bolo ao meio, passe o recheio. Para a cobertura, cubra todo o bolo com o creme ganache restante e decore com raspas de chocolate.
  5. Dica: se quiser deixar mais gostoso o recheio acrescente passas banhados no rum, amêndoas ou nozes.

Um comentário:

  1. OLA QUERIDA BOM DIA !GOSTARIA DE RECEBER O SEU AUXILIO E QUE ESTOU QUERENDO FAZER CHOCOLATES ,MAS NAO SEI QUAL A MELHOR MATERIA PRIMA COMO MARCAS QUE EU POSSA TRABALHAR ,COMO FAZER UM DIFERENCIAL DO PRODUTO , COMO OFERECER, POR QUANTO VENDER OU REVENDER , MORO EM FORTALEZA MINHA CASA E MUITO ILUMINADA E VENTILADA HA ALGUM PROBLEMA COM ISSO ? JA CHEGUEI A COMPRAR ALGUNS BOMBONS MAS MUITOS DELES TEM SABOR QUE PARECE SABAO OU DEIXA UMA GORDURA NA BOCA . COMECEI A PENSAR EM FAZER PORQUE E ALGO QUE ME FASCINA E ESTOU DESEMPREGADA E TENHO UM DINHEIRO GUARDADO PARA INVESTIR NESSE RAMO , ALEM DO MAIS AQUI NO MEU BAIRRO TEM MUITOS COMERCIOS, E ACAONTECE MUITO ANIVERSARIO ENTAO EU POSSO FAZER BRIGADEIROS,TRUFAS, BOMBONS ,MUSSES... AGRADEÇO DE ANTE MAO POR AJUDAR PESSOAS QUE ESTAO QUERENDO COMEÇAR ASSIM COMO EU . BEIJOS E TENHA UM BOM DIA !

    ResponderExcluir