Ténicas para trabalhar com o chocolate


Trabalhar com chocolate é muito gostoso e tranqüilo, porém devemos ter alguns cuidados. Por ser um produto nobre e delicado requer muita atenção e certos cuidados. Para se trabalhar com tranqüilidade um esquema deve ser seguido observando as condições adequadas e o seu tipo.

Em primeiro lugar, a compra de um chocolate apropriado para o que vamos fazer deve ser considerada, depois passamos para as técnicas certas para produzir um produto original e saboroso. Devemos verificar a procedência, o prazo de validade, a temperatura ambiente, ter um local limpo e utensílios próprios que facilitarão o trabalho (facas, colheres, garfo para banhos, vasilhas de vidro, recipientes plásticos de uso exclusivo p/ o chocolate, formas, espátulas, papel toalha ou guardanapos de papel, papel manteiga ou alumínio, luvas cirúrgicas (opcional) e touca p/ os cabelos), além da geladeira limpa e sem odores, com temperatura em torno de 10ºC. Para embalá-los: papel chumbo, celofane e caixas para as embalagens.

Eis as etapas que devem ser seguidas para obtermos um bom resultado:

1º) Cortar: pique o chocolate em pequenos pedaços regulares. Os menores são ótimos para banho-maria e os maiores para o microondas. Use uma faca grande e faça movimentos de alavanca. Podemos cortá-lo no mármore ou numa tábua de polietileno, limpa e seca!

2º) Derreter: para que o chocolate fique com brilho, boa textura e quebra (crocância), a temperatura dele nunca pode ultrapassar 45ºC (sensação de "quente" sobre a pele). O ideal é ter um termômetro culinário. As maneiras de derrete-lo são:

a) DERRETEDEIRA: é um equipamento próprio e especial para garantir a facilidade do trabalho. Por um processo automático, ela mantém sempre a temperatura desejada, nunca ultrapassando esse limite. No mercado existem vários modelos para o derretimento. No entanto, é um acessório caro mas muito prático. Retire o chocolate da embalagem, corte-o e coloque na cuba e espere o derretimento.

b) MICROONDAS: colocar em um refratário os pedaços de chocolate e ajuste o microondas na potência MÉDIA (50%) para 1 minuto. Retire e mexa o chocolate, repita a operação até que ele esteja completamente derretido. NUNCA utilize o microondas na potência máxima, pois isso afeta drasticamente o chocolate. O tempo deve ser testado pois cada microondas possui um desempenho diferente.

c) BANHO-MARIA: colocar numa panela a água, que não deve passar da metade da panela. O refratário onde será colocado o chocolate deve ser encaixado perfeitamente na boca dessa panela para evitar que o vapor chegue ao chocolate. A água não deve ferver e quando começar a formar bolhinhas no fundo desligue o fogo. Mexa o chocolate para que ele derreta mais facilmente.

3º) Temperagem: essa etapa é muito importante. Depois de derretido e muito bem misturado, jogue o chocolate sobre uma pedra (mármore ou granito) longe da cuba da pia, pois a umidade pode comprometer o produto. Na falta dessa, passe o chocolate para outro refratário limpo e seco e coloque essa noutra vasilha com água fria, nunca gelada! Mexa delicadamente para evitar a incorporação de ar (bolhas de ar) no chocolate.

TABELA DE TEMPERAGEM - confira nas embalagens
Chocolate Branco: 28ºC
Chocolate ao Leite: 29ºC
Chocolate Blend: 29ºC
Chocolate Plus: 29ºC
Chocolate Meio Amargo: 31ºC

O chocolate fracionado não necessita temperagem! Depois de derretido pode ser logo utilizado.

4º) Moldagem: moldar quer dizer dar forma ao chocolate. O sucesso desse processo depende da temperagem. Para bombons e ovos de Páscoa existem várias formas no mercado: de plástico, siliconadas até as rígidas de polipropileno. Coloque o chocolate no molde de usa preferência, removendo o excesso com uma espátula, dê leves batidinhas na forma para retirar o ar e acomodar melhor o chocolate. Leve à geladeira por alguns minutos até a forma ficar embaçada no verso (mais ou menos uns 20 minutos ou até que se solte facilmente da forma).

5º) Banhos: devem ser efetuados após a temperagem do chocolate. Mergulhe a peça no chocolate, retire com um garfo próprio para essa operação. Deposite-o numa bandeja ou bancada forrada com papel manteiga ou alumínio e espere pela secagem. Em dias muito quentes levar à geladeira por alguns minutos apenas, recortando as rebarbas.

Após o desenforme, o chocolate deve descansar por algumas horas para que seque totalmente e evite poeira no ambiente.

Para embalar os ovos ou os bombons utilize papel chumbo que veda bem e conserva até a hora do consumo. Para os chocolates decorados, tome cuidado para que não fiquem expostos à luz, calor ou umidade até o consumo preservando assim a sua aparência. 

189 comentários:

  1. Também trabalho com chocolates, e achei ótimas as dicas. Gostaria de acrescentar que qualquer trabalho feito com amor e carinho ficara delicioso.

    Boa sorte a todos que trabalham e apreciam esses maravilhos Doces

    ResponderExcluir
  2. OLA!! GOSTARIA DE SABER SE COM CHOCOLATE HIDROGENADO E FRACIONADO, DEPOIS DE DERRETIDO, PODE COLOCAR EM FORMAS DE CHOCOLATE. ELES DESPRENDEM FACILMENTE? DEVE SER COLOCADO NA GENADEIRA TBM PARA ENDURECER? OBRIGADA!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adrian!
    Como não consegui seu email, envio por aqui a resposta a sua pergunta postada em meu blog: o chocolate fraccionado (melhor que o hidrogenado) é muito bom para ser colocado nas formas de bombons. Coloque uma porção nas forminhas, leve a geladeira por alguns minutos para gelar, retire e coloque o recheio, cobrindo novamente com chocolate. Leve novamente as forminhas para a geladeira e quando estiver esbranquiçada pode retirar (uns 15 min mais ou menos). Procure comprar a melhor marca possivel. O chocolate nobre é o melhor, mas tem um processo de temperagem meio chatinho que deve ser feito para ter um bom resultado. O fraccionado é so derreter e cobrir as formas ou usa-lo nas decoração. Espero ter te ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola estou tentando fazer trfas e bonbos para me ajudar no orçamento pois passo muitas dificuldade sera que vc pode me ajudar dado algumas ideia s para não me atrapalhar e so gastar dinheiro fico muito grat em me ajudar

      Excluir
    2. meu email e ozanamoura24@hotmail.com..bjos ate mais

      Excluir
  4. ola! ibrigada por ter respondido. meu nome é alexandra e eu entrei pelo meu filho adrian, mas meu email é alezudasc@hotmail.com . eu quero fazer bombons para vender, aquele rexeado com morango sabe.. pois bem...fiz um teste aqui em casa com a barra ao leite da garoto. só que tem que temperar né, esfriar, e eu nao acertei. sei la o que fiz de errado...o bombom saia suado da geladeira e demorava para endurecer, somente um saiu certo, o restante saiu tudo errado.por isso que te perguntei sobre o chocolate fracionado, pis deve ser mais facil né, por nao ter que esfriar o chocolate, pois tem que ter o ponto certo né. mas vc pode me dizer que marca de fracionado é boa, que devo usar? claro que melhor seria com a leite, mas desisto..rsrsr é muito complicado. vc axa que da para sentri a diferença no sabor? se vc puder me ajudar eu agradeço. seu nome é iza né? obrigada amiga. bjus e fique com deus

    ResponderExcluir
  5. Oi, Alexandra! Vejo que vc se atrapalhou um pouquinho, hehehe
    Bem, o chocolate nobre precisa da "temperagem" que geralmente está descrita no verso da embalagem..como falei é um processo chatinho, mas com a prática e paciencia a gente acerta. Já o fraccionado não necessita de resfriamento, ele pode ser colocado direto nas formas depois de derretido (cuidar a temperatura também para não queima-lo). As melhores marcas são da Melken, Padeiro Premium e Confeiteiro da Harald. Infelizmente a Garoto não trabalha com fraccionado. Mas essas marcas são utilizadas por doceiras e otimas confeiterias. Qualquer duvida eu te mando um email mais detalhado.
    Boa sorte e abraços!

    ResponderExcluir
  6. obrigada mais uma vez!! e pior que me atrapalhei mesmo, é xatinho temperar...mas ate eu acertar o ponto melhor ficar com o fracionado por enquanto. pode deixar, qualquer duvida eu retorno pra vc ok! muito obrigada mais uma vez, e de coraçao, obrigada pela atençao e pela ajuda. fique com deus. bjus, alexandra

    ResponderExcluir
  7. Bombom so pode ser feita com chocolate higrogenado
    Ou com o fracionado da certo?
    me mande a resposta
    comunidadeart@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!!!
    Em primeiro lugar quero agradecer pelas dicas, estou trabalhando com chocolate, fazendo trufas, bombons e ovos de páscoa, estou trabalhando com a marca nestlé e a minha duvida e referente ao ambiente de trabalho, minha casa e muitooooo quente bate sol na minha cozinha o dia inteiro, e não estou conseguindo trabalhar, quero uma opnião sua, vc acha que devo colocar um ar condicionado no ambiente para ficar mais adequado a temperatura?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kelly, tudo bem?
    Parece que temos ambientes parecidos..:o))
    Sem sombra de dúvida, compre logo um ar condicionado, pois o chocolate detesta calor, umidade e vento quente (dos ventiladores). A temperatura não deve passar do 22ºC. Depois de faze-los, guarde-os em local fresco, sem calor e umidade, de preferencia a lugares baixos e não encima de armarios pois o ar quente fica por lá, ok!
    Se tiver duvidas pode escrever para o meu email, que terei o maior prazer em te ajudar.
    abraços e boa semana!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Izaura, muito obrigada por ter me respondido, e bom está sempre em contato com quem tem mais experiência, tem pouco tempo que estou trabalhando com chocolate e toda dica é sempre bem vinda, quero aproveitar e te perguntar se vc pode me dar uma dica de como fazer aquelas garrafinha de chocolate com bebida dentro, estou doida atrás dessa informação e não estou conseguindo.
    Mais desde já quero te agradecer muito.
    beijos....

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kelly...
    Eu as faço assim: numa forma em formato de garrafinha eu coloco chocolate derretido (ai voce pode até brincar com efeitos: choco branco X choco preto), levo à geladeira por alguns minutos para o chocolate endurecer. Quando voce virar a forma e ela estiver esbranquiçada já pode retirá-las da geladeira.Então, acrescento o licor bem cremoso em uma delas. A outra metade eu retiro da forma e com uma faca quente (aqueço água quente e depois coloco a faca dentro, mas a seco bem antes de passar no chocolate!!) passo no chocolate e grudo na outra metade com o licor. Se estiver segura, desenforme a 2 partes das garrafinhas e faça esse procedimento cuidando para não deixar marcas de dedo no chocolate (use luvas descartáveis). Outro modo, é esquentar uma forma de alumínio, pegar o chocolate e passá-lo nessa forma - algumas pessoas fazem isso para unir ovos de Páscoa. Se quiser te envio uma receita de licor de chocolate que é melhor do que os que eu compro, modéstia a parte. Minhas vizinhas estão sempre me pedindo!!..:o))
    beijos..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie eu adorei suas receitas eu gostaria do licor de chocolate caseiro que você faz meu email:biancanogueira1918@hotmailcom

      Excluir
    2. Oi Izaura, gostaria de uma ajuda quanto a conservação dos bombons trufados.... Além de um local seco, tem como deixar as "tampinhas" prontas bem antes do dia da festa e tem que enrolar em papel chumbo? Meu e-mail kelyslira@hotmail.com
      Obrigada!

      Excluir
  12. Olá Izaura, obrigada por tantas dicas valiosas.
    Aproveitei os dias de carnaval para testar açgumas receitas de coisas que pretendo vender. Foi tudo ótimo mas aconteceu algo com o chocolate que dei o banho no pãp de mel. Ele derrepente endureceu e ficou como uma pedra e nada mais fez com que ele derretesse novamente. Usei ao leite de uma marca nobre. Onde foi o erro?? Falta de temperagem? Teria que ser hidrogenado? Vi que a Nestle e a Garoto tem chocolates hidrogenados funcionam bem para cobertura de pao de mel?? Tantas perguntas...rsrrs, se puder me ajuda tá bem? Beijos
    Carla

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carla! tudo bem?
    É isso mesmo, vamos pôr em prática nossas receitas!
    well...o que deve ter acontecido com o seu chocolate é que talvez o tenha super aquecido ou tenha entrado vapor d'água ou água mesmo enquanto voce o derretia, caso tenha usado o banho-maria. Isso nunca me aconteceu, mas a dica que posso te dar é retirar a parte que entrou em contato com água e acrescentar um pedaço igual de um novo chocolate. Ou ainda, acrescentar óleo de milho ou um pouco de creme de leite (acrescente pequenas porções e veja se ficará liso novamente). Nas técnicas que escrevi mencionei as temperaturas para derretimento do chocolate e nas próprias embalagens estão mencionadas - observe.
    Os produtos que mencionaste são bons e podem ser usados para cobrir os pães de mel - ficam com um sabor bem gostoso.
    Sempre que tiver dúvida pode me escrever, vou ter o maior prazer em te ajudar no que puder!!
    beijos
    PS: independente do método utilizado para o derretimento, o importante é que ele deve ser aquecido, no máximo a 42ºC e depois resfriado até ficar entre 28ºC a 30ºC, temperatura ideal para modelar. Mesmo o fracionado, depois de derretido deve ser resfriado um pouquinho.

    ResponderExcluir
  14. Olá, meu nome é Mary gostaria de saber se a diferença no sabor do bombom feito com chocolate nobre ou feito com fracionado.
    obrigado desde de já bjs

    ResponderExcluir
  15. faco ovo de pascoa so que estou usando chocolate harald fracionada confeiteiro , mais agora quando tiro o ovo da geladeira , ele comecar a derreter me de uma dica como devo fazer para nao ter prejuizos

    ResponderExcluir
  16. oi gostaria de saber
    se para fazer ovos de pascoa
    tem q ser so com choc puro??
    ou pode ser fracionado tbm??
    fiz com harald melken mais estou
    com duvida depois de temperar
    o cho. ele pode ser derretido novamente
    e tem q fazer de novo o processo de
    temperegem??
    meu email: rosnamarchetti21@hotmail.com
    agradeço desde já a resposta
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu nome é Ana Paula, tem 1 semana que comecei fazer bombons para vender. Fiz um curso virtual e acertei fazer. Estava fazendo com o melken da harald, consigo vender todos, mas o problema é que o chocolate melken é um pouco caro e não estou lucrando nada, a 1º vez que fiz fiquei no prejú, porque gastei mais do que ganhei. Vou começar fazer com o fracionado o top da harald, mas tenho medo de não ficar bom, justamente por não precisar temperar, tenho medo de depois de desenformado eles derreterem ou ate mesmo ficar com gosto ruim.
    O que eu faço para não ficar no prejú, será que seria bom eu tentar fazer com o fracionado? Porque o fracionado so serve para fazer casquinha? E o que acontece se eu da choque termico no fracionado que não precisa? Agente pode usar o fracionado logo que sair do banho maria né e depois que eu for rechear a casquinha que estava firmando na geladeira o restante do chocolate que será para cobrir ja vai está frio, mesmo usando assim ele ficará bom e durinho depois? E me disseram que o top da harald é melhor. Porque você acha o confeiteiro melhor?

    Desculpe a quantidade de perguntas, mas é que tenho muitas duvidas.
    e-mail: meninanegra_aps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Adorei as dicas! Muito obrigada!

    Estou com algumas duvidas, será que você pode me ajudar!

    1 - Usei a derretedeira para derreter o meu chocolate ,fiz todo processo da temperagem, só que o meu bombom ficou opaco e derretia muito facil, o que será que eu fiz de errado?

    2 - Eu posso estar usando o fracionado da harold, para a casca de ovo?

    Desde já agradeço pelas dicas!

    FAvor responder no email: DaianeCamposs@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. oi faço bombons e agora na pascoa pensei em fazer uns kits com bombons para vender e kis encrementar com uns coelhinhos. mas quado tirei da geladeira ele começou a derreter. oque eu faço?? estou usando o chocolate melken da harald. obrigado . roberto_michel_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Porque meus bombons ficam suados após saírem da geladeira, o que faço para evitar isso?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Olá, Maria!
    Obrigada pelo contato!
    Bem, os bombons geralmente transpiram após saírem da geladeira. Mas se eles estão suando demais é porque vc os deixou muito tempo na geladeira. Vc deve deixa-los até ficarem com a embalagem esbranquiçada (esse é o ponto para saírem fáceis da forminha). Dependendo de como está sua geladeira e temperatura dela, uns 10/15 min são suficientes. Mas, procure olhá-los a cada 5 min para ver como eles estão até vc pegar a prática!
    Espero tê-la ajudado!
    Boa semana!!

    ResponderExcluir
  22. ola!Amei seu blog...Bom..estou começando a fazer bombons...uso harold fracionado, derreto em banho maria,coloco o chocolate nas formas e depois de levar ao frezzer dou uma segunda mão. Porém, qndo tiro da forma eles não param de suar, passam mais de 24 horas suando..suando..encharcam!o que pode ser? Não deixo o chocolate ter contato nem c agua nem com vapor. Se puder me ajudar...obg!

    ResponderExcluir
  23. Olá, Manssel!
    Obrigada pelo contato e desculpe-me na demora da resposta (ando bem ocupada ultimamente). Bem se voce leu os comentários acima, creio que já obteve alguma ajudinha..rsrsss
    Quando ocorre isso uma das causas é porque eles ficaram tempo demais na geladeira, eu disse GELADEIRA e não FREEZER. Chocolate NUNCA vai ao freezer!!! O problema é esse!
    Deixe apenas o tempo das forminhas ficarem esbranquiçadas embaixo (ou ao vira-las), assim os bombons caem facilmente. Se ainda ocorrer algum a dificuldade pode me escrever, e espero poder te ajudar mais rápido!
    um abraço

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!
    Por favor, tenho uma dúvida!
    Moro no interior de São Paulo e aqui as trufas são feitas na casquinha, depois recheadas e fechadas. Eu uso o chocolate fracionado marca Vale Nevado,não sei se você conhece essa marca. A qualidade é boa, porém a minha dúvida é a seguinte: Para dar uma melhor qualidade no sabor da casquinha, eu poderia misturar uma parte de chocolate cobertura ao leite garoto com uma parte do fracionado do vale nevado? Será que por eu não dar o choque nessa mistura ela poderia derreter?
    O que pretendo é deixar uma qualidade melhor, sem ter muito trabalho, entende!
    Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

    Robson

    ResponderExcluir
  25. Olá, Robson...obrigada pelo contato!
    Sinceramente não conheço, até porque nem tudo chega aqui em Porto Alegre, o que é um saco!!
    Quanto a sua dúvida, minha sugestão é que voce faça a temperagem do chocolate nobre e depois misture com o fracionado para não dar problema na mistura.Cada chocolate tem uma composição diferente, por isso siga as respcetivas etapas de cada um! Eu faço essa mistura, às vezes, e não dá problema de solidificação dos bombons.
    Espero tê-lo ajudado e boa sorte com suas trufas!
    boa semana e sucesso!

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Eu faço bombons e uso a cobertura Top da Harald, mas sempre preciso conservar os bombons na geladeira para que não derretam. Será que esse chocolate é assim mesmo, ou eu estou fazendo algo de errado? Gostaria muito que meus bombons ficassem fora da geladeira e permanecessem durinhos sem quebrar ou derreter.

    Obrigada
    karina
    kapgon@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o meu também fica assim, não podem ficar fora da geladeira.. Além do mais, é a primeira vez q faço, né? Gostaria de saber, se vc conseguiu fazer algo pra ficar fora da geladeira.. Preciso mto vender bombom.. Me ajude! ellen__e.s.m@hotmail.com

      Excluir
  27. procurei muito um site com essas informações, achei muito interassante tentarei fazer poi estou começando agora. obrigada

    ResponderExcluir
  28. Adorei o teu blog!
    Moramos nos EUA e começamos a trabalhar com doces e chocolates.
    Vou vir sempre aqui pegar umas dicas!
    Bjs
    BCM

    ResponderExcluir
  29. Ola meu nome è keila ,adorei suas dicas pois são bem explicadas .
    E tirei todas minhas duvidas obrigada bjs

    ResponderExcluir
  30. Izaura é muito interessante esse seu blog,

    gostaria de saber de vc, qual a validade de uma trufa feita com fracionado da harold e recheio de beijinho da mind , e qdo faço o recheio em casa com chocolate e creme de leite , qual a validade pra se deixar fora de refrigeração, em um bar por exemplo..
    Desde já agradeço..

    bethsalm@oi.com.br

    ResponderExcluir
  31. olá,tudo bem.
    Que bom encontrar esse site, pois sempre tive um problema.
    Quando eu tiro os ovos, bombons etc das forminhas depois de secar eles ficam esbranquiçados, porque? Me ajude.Abraço Andréa.
    responda para Fjodor89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. OLÁ ADOREI SEU BLOG,VOU CASAR EM NOVEMBRO E VC ME FACILITOU BASTANTE NAS DÚVIDAS QUERO COMEÇAR A FAZER AS TRUFFAS QUANTO ANTES POSSO DEIXA-LAS NO FREEZER?E POSSO FAZE-LA DE QUALQUER RECHEIO,ME AJUDE,AGRADEÇO DESDE JÁ,BJSSS AMANDA vou comprar cobertura harald fracionada,ok?
    MEU EMAIL:tequinha_sarda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Ramiro
    Ola! amei seu blog, e as dicas são de grande utilidade! estou comecei a fazer trufas(estou apanhando um pouco, mas estou pegando o jeito)
    Valeuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  34. Ola !!!
    Adorei seu blog e especialmente sua generosidade em responder as perguntas de quem esta começando nesse mercado
    Comecei a fazer cone trufado, mas estou com problema de custo.
    Para banhar uso o fracionado da Harald, mas p o recheio uso o Melken e ele esta muito caro.
    Tenho 2 perguntas:
    1) Posso usar o fracionado tb para o recheio?
    2) Vi no mercado um lançamento da Harald - Confeiteiro Fracionado. Não sei se era promoção, mas ele é mais barato que o TOP Fracionado. Será que posso usá-lo p banhar as casquinhas e para o recheio?
    Obrigada
    Meu e-mail: jls.1975@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá tudo bem? adorei seu blog, e vi emu comentario que vc tem uma receita otima de licor de chocolate.pode me passar? meu email - silvanadedeus30@hotmail.com - muito obrigada beijos!!!

    ResponderExcluir
  36. Ola, Boa tarde,
    Adorei seu blog, preciso de uma ajuda....já fazem alguns meses que eu trabalho fazendo trufas....uso o chocolate garoto....e até hj não acertei direito a temperatura....eles soltam facil da forma mas ficam um pouco suados....e com esse calor mantenho as trufas na geladeira isso é correto?
    Me ajude por favor
    meu email é marimartinsbr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. oi Izaura,meu nome é Patricia estou começando a fazer bombons trufados pra vender.estou usando o choco da marca Harald MELKEM.Queria algumas dicas de recheio,validade e como acondicionar,desde ja obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Ola Isaura,gosto muito de procurar coisas novas na net e como fiz alguns curso de como trabalhar com chocolate comecei a procurar algo sobre isso e achei muito interessante seu blog,se possivel me mande alguma dica sobre trufas na garrafinha. moro em Curitiba abraçoooo meu email é hcxdulce.xavier@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. olá tudo bem por favor me ajude!!!
    comprei o chocolate fracionado da harold mas nao consigo derrete-lo pois quando ele derrete fica seco, nao fica mole(derretido) e quando esfria fica esfarelado (nao fica igual chocolate derretido!!)o q estou fazendo de errado já é a segunda vez que tento e nao consigo!!!
    obrigada meu e-mail: tempoperdido2001@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  40. Parabéns! Amei seu blog!!!
    Tenho uma comunidade no orkut e coloquei este tópico:
    Vc gosta de chocolate? Então visite a Izaura, eu visitei e voltei a gostar de "mexer" com chocolate...
    Já estou seguindo!
    http://bombonstrufasedoces.blogspot.com/2009/11/tenicas-para-trabalhar-com-o-chocolate.html
    Espero que não fique zangada, mas TUDO que é bom coloco na comunidade.
    Fiquei curiosa com a receita do seu licor de chocolate, divide conosco? O endereço é http://www.orkut.com.br:80/Main#Community?cmm=97950068
    Aguardamos ansiosos!!!
    Beijinhos no seu coração.
    Mais uma vez PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  41. Olá, Helena...não consegui acessar seu endereço?!?!
    Respondo por aqui mesmo, ok!
    Quanto as garrafinhas, proceda como se fosse fazer bombons ou casquinhas de ovos. Desenforme uma das partes, recheie com licor ou trufa (nunca fiz essa receita, mas deve ficar boa). Na outra metade da garrafa, passe uma faca quente e una as partes..volte a geladeira por alguns minutos ate resfriar, não esquecendo de cobrir a boca da garrafinha.

    inté mais...abraços

    ResponderExcluir
  42. Obrigada pelo contato, Patricia!
    Não consegui acessar teu perfil/endereço, então respondo por aqui na esperança de vc visita-lo.
    Primeiro: validade das trufas - as de nozes duram mais no inverno (cerca de 40 dias), as demais (por experiencia) duram 30 dias; as com uva ou morango apenas um dia.
    Armazenamento: dicas no sit/blog ou seja, local arejado, fresco sem umidade e calor, baixo em caixas de papelão ou isopor.
    Recheio: é pura criatividade, amiga! Tem ate de pimenta e cachaça!?! Experimente e se voce gostar, faça mais.

    abraços...

    ResponderExcluir
  43. oi boa tarde
    qual o melhor chocolate pra fazer ovo
    o bend o plus ou o ao leite?
    qual a diferença de um para o outro
    obrigada
    alexandra

    ResponderExcluir
  44. Izaura sou a Tatiane e tenho muitas dúvidas sobre como temperar chocolate ,tentei fazer bombons e alguns ovinhos com o chocolate da garoto e não consegui eles derretem ,desisto desta marca ,sei que é de exelente qualidade ,mas quero tentar o da Harold fracionado que não necessita temperagem, acredito que erro na hora de temperar o chocolate que é mais complicado para mim, com o harold fracionado quanto tempo tenho que deixar na geladeira o bombom e o ovo de páscoa? Como sei o momento de desenformar e embalar no papel chumbo? O que tenho que fazer para não derreter se tem como isto ocorrer?Os tops da harald precisa temperar? ,por favor me de umas dicas de como usar o chocolate harald fracionado.

    ResponderExcluir
  45. Oi, estou tendo muita dificuldade na temperagem do chocolate, já tentei derreter no microondas e em banho-maria, só que depois que tiro da geladeira eles amolecem, fiz o teste de por no lábio e parecia estar frio, tem alguma outra dica pra me dar POR FAVOR! Jaciara - Joinville SC meu e-mail jac_cristina@yahoo.com.br ; e parabéns, são poucas as pessoas que dividem conhecimento para ajudar aos outros!

    ResponderExcluir
  46. Olá me Daiany e estou com dúvidas sobre harald fracionado ao leite, branco e meio amargo, serve para fazer ovos de páscoa sem correr o risco de derreter? Quanto tempo esperar depois de desenformar para poder embalar? Aguardo resposta urgente. daianyeduarda@bol.com.br

    ResponderExcluir
  47. joellmaaraujo@hotmail.com
    olá meu nome é Joelma esse ano eu vou vender ovos de páscoa e gostaria de saber por quanto eu posso esta vendendo os ovos de 350 gramas,aguardo sua resposta bjs fica com deus.

    ResponderExcluir
  48. Olá Izaura, já fiz bombons, trufas e estou pretendendo voltar a fazer mais tenho algumas dúvidas, eu normalmente uso o chocolate da Harald e uso parte fracionado e uma pequena parte do puro mas me ocorre quando tiro da geladeira que ele começa a transpirar e fica mole, o q devo fazer? Ele precisa temperar? Precisa deixar um tempo fora da geladeira antes de embalar? Me dê uma ajuda para tudo dar certo dessa vez. obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Olá, gostaria de saber se eu posso misturar chocolate nobre da garoto com o fracionado para fazer ovos de pascoa e se eu mistura-los eu preciso dar a temperagem ou naum e necessario??? me ajudeeeeee!!!! brigaduuuuu
    simone.caversan@ig.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá...adorei seu blog...muito bom!!! Estou com a mesma dúvida acima, por favor, copie a resposta para mim tbm...prissi_fm@yahoo.com.br...beijosss

    ResponderExcluir
  51. Olá! Meu nome é Luciana e adorei seu blog.
    Começei a fazer bombons, ovos de páscoa e pão de mel apenas para a família, mas os amigos gostaram e quero começar a vendê-los.Trabalho com o chocolate da Harald(fracionado)e gostaria de saber se posso misturar creme de leite para que fique com uma textura mais fina e com sabor mais mais suave.Abraços.
    lucianafiorani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. Olá!
    Olha só: eu quero fazer os nossos ovos de páscoa este ano!Vi as dicas, e acho que vai ser , pelo menos, ficará mais fácil!:)
    Eu estou apenas com umas dúvidas... que chocolate comprar: meio amargo, ao leite... fracionado? Posso misturar o meio amargo com ao leite?
    Desde já agradeço!
    --
    Mirja Churquina Corro

    mirja_demir@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  53. ola meu nome eh Dayane, por favor me ajude, inventei de fazer uns chocolates para dar de presente agora na pascoa , e comprei nestle ao leite , e harald, como eu devo dereter os dois juntos, eu tebho que fazer a temperagem???
    porque o harald nao precisa , mas nestle sim neh. e agora?? me ajude

    ResponderExcluir
  54. Posso envolar o ovo com papel aluminio comum

    ResponderExcluir
  55. Olá, gostaria de mais dicas estou fazendo bombons para vender.
    mais meus bombons quando tiro da forminha todos quebram muito raro quando sai inteiro nao sei mais o que fazer preciso da sua ajuda !!!

    ResponderExcluir
  56. Olá,tenho trabalhado com cake pops,só q estou tento problemas com o banho no chocolate.Quando eles secam alguns ficam rachados,pq ocorre isso? Uso o chocolate fracionado da harald,pode me ajudar?Ficarei muito grata. lizangelaguarino@gmail.com

    ResponderExcluir
  57. olá boa noite ! gostaria de saber quanto tempo posso fazer as cascas das truffas n*40 (formas bwb),antes de rechear. Como devo armazenar? . Ah! gostei muito do seu blog um abraço !

    ResponderExcluir
  58. Parabéns pelo blog! otimas dicas, ja estou te seguindo beijos.

    ResponderExcluir
  59. Olá, me chamo Vitória, estou começando agora fazer doces finos e trufas para vender e estou com algumas dúvidas. Gostaria de saber qual o chocolate mais indicado para se fazer trufas, banhar docinhos e que não precise de temperagem.Os da Harald são bons?se sim,é melhor top fracionado ou confeitero?para que fiquem brilhosos, depende da marca é? o gosto é muito diferente dos nobres?Li alguns comentários acima e vi que as pessoas tem muito problema com os doces se derreterem depois de prontos, como evitar que se derretam?depois de prontas devo guarda-las em geladeira? acondicionadas em que? e por quanto tempo? assim que faço já posso colocar nas forminhas ou tenho que aguardar algum tempo? Desculpa a quantidade de perguntas,e parabéns pelo blog, ajuda bastante. Obriga e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  60. Olá,Vitoria..espero que voce acesse por aqui tbem pois te enviei email respondendo tuas perguntas, porem cometi um erro. Não uso chocolate da Harald e sim Padeiro Premium!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  61. Olá, Izaura gostei muito das tuas informações,eu trabalhava com trufas na forminha uns 4 anos. Hoje eu trabalho na cozinha do palacio Piratini, trabalho na parte dos doces ainda faço trufas para as sobremesas, e as trufas são um sucesso. Sou de POA-RS
    Obrigado
    Abraços Dina

    ResponderExcluir
  62. Olá, tudo bem?
    eu gostaria de saber qual o chocolate de boa qualidade fracionado para fazer a casquinha do bombom.
    Qual você me recomenda? Já que o nestle e garoto é dificil de trabalhar.
    de onde você é?
    Obrigado aguardo sua resposta.
    abraços
    Dina

    ResponderExcluir
  63. Olá Izaura, td bem? é a Vitória, li seu comentário onde vc diz que respondeu minhas perguntas por email, não recebi nenhum email seu, seria possível vc reenviar para este email: vivi_sampaioc@hotmail.com ficarei muito grata. Abraço

    ResponderExcluir
  64. Olá!!! Gostaria de saber quanto tempo dura as truffas feitas com creme de leite, fora da geladeira??Gostaria de revender elas em comércio..
    Obrigada..

    ResponderExcluir
  65. olá, bom dia, meu nome é FABRICIA, bom resolvi começar a vender trufa, eu andei vendo os preços dos chocolates da HARALD, vc. sabe me informar se o cocolate harald cobertura TOP, é bom pra fazer trufas, ele não é tão caro, mas estou na duvida, eu estava usando o melken blend da harald, mas como onde eu moro tem muita gente que faz trufa pra vender, eu não posso fazer uma trufa que vai ser muito alto o valor da venda, se vc. puder me ajudar eu te agradeço de coração... DEUS abençõe bj

    ResponderExcluir
  66. Olá! Meu nome é Wania, sou apaixonada por tudo que diz respeito a chocolate, tenho feito alguns cursinhos gratuitos na minha cidade pra aprender a fazer bombons, ovos e pão-de-mel.Para mim funciona como uma terapia,tenho alguns problemas com depressão e encontrei nesse trabalho um caminho pra ficar mais feliz.Não faço pra vender ainda, tenho muito pra aprender.Queria que voce me explicasse como guardar os bombons depois que estão prontos,não vou embalar porque é só pra familia mesmo.Eu posso guardar em recipiente de plastico com tampa?Ou precisa ser de vidro?Nunca sei o que fazer.Eu amei seu blog, voce é mesmo incrível!Beijos.

    ResponderExcluir
  67. Olá! Meu nome é Rita Luciana. Moro em Porto Alegre e quero fazer clocolates eróticos para vender, só que não estou encontrando as formas p-ara poder iniciar. Alguém poderia me informar onde posso comprar aqui em Porto Alegre? Ficarei aguardando ansiosa por uma resposta! Meu email é: rithalus@gmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá moro em BH e estou com algumas duvidas em relação aos bombons, fou fazer para o aniversario da minha filha agora em março, minha duvida é a seguinte quanto tempo os bombons recheados podem ficar fora da geladeira, qual o melhor chocolate branco fracionado e se vc acha que tem muita diferença entre o puro e o fracionado?

    ResponderExcluir
  69. ola, estou querendo fazer ovos para vender, e gostaria de deixar as cascas dos ovos prontas, para depois rechear conforme os pedidos, mas não sei como armazenar, como em todo Brasil o calor esta terrivel poderia me dar dica


    muito obrigada

    ResponderExcluir
  70. desculpe esqueci de deixar meu email nina.odorizi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  71. OLA ME DA UMA LUZ FAÇO BOMBONS COMPREI CHOCOLATE DA GAROTO DERRETI MAS NAO DEU CERTO ENFIM POSSO DERRETER DUAS VEZES O CHOCOLATE QUANDO NAO USAMOS TUDO POR GENTILEZA ESPERO SUA RESPOSTA ABRAÇOS MEU IMAIL LAURA-CASSIA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  72. Olá Izaura? Bom, meu nome é Cristina, e gostaria de saber o seguinte, este ano resolvi fazer ovos de páscoa p/ vender, fiz algumas aulas, onde pude descobrir várias tecnicas, tudo parecia muito fácil,porém quando fui colocar em pratica, não deu certo, os ovos começaram a derreter, estou trabalhando com o Melken da harald, não sei oque aconteceu de errado, fiz a tecnica do palito e o chocolate p/ mim estava na temperatura certa, sera que foi isto, pois tenho certeza, q/ o choc. não entrou em contato c/ água e nem vapor. Por favor me ajude se for possível, pois já comprei tudo, agora é só trabalhar mas, não estou conseguindo. Obrigada pela atenção, fico no aguardo de sua resposta.Bjs.

    ResponderExcluir
  73. olá estou usando chocolate harold em barra e quando tiro da geladeira está derretendo o que faço para evitar isso?

    ResponderExcluir
  74. Olá Querida! Que bom que encontrei esse bolg.,Eu estou me aventurando pela ramo do chocolate fazendo bombons, surgiu uma oportunidade para fazer bombons decorados para um casamento como moro na Bahia e aqui é quente gostaria de saber como posso conservar os bombons intactos ate a hora da festa pois eles vão ficar expostos então não estava pensando em usar o papael chumbo e possivel mante-los em bom estado sem isso? Bjs. Que Jesus lhe abençoe. Se quiser pode responder pelo meu e-mail:lilliantavares09@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Primeiramente Parabéns pelo Blog, são estes tipos de serviços que ajudam a pessoas que estão começando, obrigado por passar seus conhecimentos, porque vi que algumas pessoas são "egoístas" quanto ao passar do seu conhecimento.
    Bom as minhas dúvidas são muitas, e anseio pela sua ajuda.
    1º qual a diferença de chocolate hidrogenado, fracionado e nobre? Qual você recomenda?
    2º Quanto ao chocolate suando já vi algumas dicas ai em cima e já vi o que posso estar fazendo errado.
    3º quanto a marca vi que vc recomenda o da harald, qual a diferença dos tipos? top, etc...tem algum que serve só para a casca?
    andei olhando vários videos no youtube, vc possui algum lá? ou algum tipo de documento só sobre chocolate, ou algo assim.
    enfim, peço perdão por várias perguntas, mas vi que vc é uma pessoa muito gentil que repassa seus conhecimentos e desde já agradeço pelo menos por essas dicas que estão aqui...
    parabéns.
    e-mail: loschsilva@ig.com.br

    ResponderExcluir
  76. Oi, adorei as dicas! O site está de parabéns!! É bem útil.. enfim, como tenho várias crianças na família, resolví este ano, tentar fazer óvos de páscoa em casa. Só que como NUNCA fiz este tipo de coisa, estou perdida!! Gostaria do passo a passo para fazê-los. Comprei uma barra de chocolate da Harold fracionado de 1kg e gostaria de saber tudinho para não ter prejuízos! Meu e-mail: marilia_mirella10@hotmail.com
    Grata,
    Marília Mirella.

    ResponderExcluir
  77. Oie Isaura! Parabéns pela atitude tão solidária com todas aqui, isso é muito legal! Por favor, responda-me em email (mtemte@uol.com.br), como devo conservar pedaços da barra de chocolate na geladeira. Comprei uma barra muito grande pra meu gasto pequeno, pela promoção boa, e preciso saber como devo conservá-la melhor... M.grata, bjs.

    ResponderExcluir
  78. Ola Izaura!!! Em primeiro lugar gostaria de lhe agradecer por ser tão generosa e dividir conosco sua experiencia. estou querendo fazer uns ovinhos e uns pirulitos para a criançada aki em casa e tenho duvida qto ao chocolate a ser usado. Sempre ouvi dizer que o da Garoto é melhor para se trabalhar, mas gostaria de usar o da Nestle, existe alguma diferença entre os dois?
    Desde já lhe agradeço.
    Bjs

    ResponderExcluir
  79. Se preferir me responder por e-mail........glaucia_nina17@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Olá!!!
    Preciso de uma ajuda urgente!!!!
    Estou fazendo bolinhos de chocolate branco para uma festa e usando Callebaut..é um bolinho maçico...depois de desenformados, eles estão ficando moles!!! Começam a derreter....
    Onde será q estou errando???
    Agradeço antecipadamente qq ajuda.
    bjs

    ResponderExcluir
  82. Olá! Gostaria de saber sobre a mistura chocolate nobre + fracionado: Qual a porcentagem de cada um? É necessária a temperagem pra essa mistura? Como é feita?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  83. Ola, adorei o blog e tenho uma duvida... estou começando a vender chocolates e sei todos os processo de derretimento temperagem e tudo mais, tanto que esta sendo um sucesso. Minha duvida é: como faço para limpar os utensílios?
    você nao tem noção como me bato com isso, ja procurem em varios lugares para saber se tem um modo facil, mas nao achei em lugar alguem.
    Eu costumo lavar com agua quente mas queria um jeito mais facil.
    bruno.araujo@milium.com.br

    ResponderExcluir
  84. Ola meninas, quero começar a fazer bombons para comercializar. Mas não sei qual o primeiro passo. Qual o valor que vou ter que investir, material, e as melhores receitas para começar.Eu já vi varias receitas mas não falam qual o melhor chocolate, e qual preço devo vender cada bombons e trufas. Tenho um bebe de 1 aninho, por isso quero trabalhar em casa. Por favor meninas me ajudem???
    meu email: vanessabr.brasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. ola boa noite....preciso de ajuda.... estou fazendo bolo bombom para vender..faço o molde com chocolate fracionado 5oo gramas e 200 gramas de chocolate puro, eu poderia colocar para render creme de leite ou gordura vegetal? o que posso fazer para esse chocolate render mais? ou teria uma marca mais barata? eu pago fracionado 12,00 e puro 16,00.

    preciso de ajuda please

    ResponderExcluir
  86. ola sou eu nani- novamente.
    vi na internet que para render mais o chocolate para banhar o meu bolo bombom e não perder a consistencia, poderia colocar gordura vegetal? manteiga de cacau em pó? ou gordura de coco? vc pode me ajudar? qual seria dessas opções a melhor? ou não? aguardo uma ótima noite.

    ResponderExcluir
  87. me responda por email vai? preciso de sua ajuda.. cariocabrasil_3@gotmail.com
    nani

    ResponderExcluir
  88. oi, boa tarde, vou começar a fazer trufas , moro aqui em teutonia, rs, comprei o chocolate Cobertura Fracionada Ao Leite em barra e o mesmo em meio amargo, a minha duvida agora é como proceder para fazer as trufas o ao leite é na casquinha ou ao contrario? como começo a fazer a strufas apos derreter o chocolate. tambem comprei formas de silicone.. aguardo.. email docetodahora@zipmail.com.br abraço Danielle

    ResponderExcluir
  89. olá, poderia me explicar como faço para o chocolate não suar.
    eu faço pão de mel com chocolate fracionado e eu coloquei uns na geladeira depois de pronto e outros não, mais os dois ficaram suados, os da geladeira deixei por 10 min. mais agora não sei no que errei meu e-mail é:
    caiolisboa1910@hotmail.com

    obrigado.

    ResponderExcluir
  90. Ola Izaura, tudo bem?
    Linda, estou em uma nova experiencia com bombons de cupuaçu e precisava de uma ajudinha. Existe algum canal que possamos nos falar?
    Meu e-mail é joyce9978@hotmail.com e face
    é https://www.facebook.com/#!/joy.guimaraes
    Agradeço antecipadamente.

    ResponderExcluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Olá! preciso de uma informação.
    Minha filha vai casar e eu que vou fazer os docinhos, alem dos tradicionais quero fazer uns bombons e trufas.(para por na mesa do bolo).O casamento é no dia 13 de outubro, como vou fazer mais de 2.000 docinhos,quero fazer logo.Gostaria de saber quanto tempo antes eu posso fazer,se devo deixar na geladeira ou fora.
    Aguardo sua resposta, e muito obrigada. Meu email é giselle.h@hotmail.com

    ResponderExcluir
  93. Olá gostaria de saber o que deve-se fazer para não criar bolhas de ar na forminha de bombons?? muito obrigado, meu e-mail: carlos_zapping@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. Olá Izaura!!!
    Amei seu blog...gostaria de uma ajuda sua.Moro em Piracicaba ,vim do Paraná,e faz 15 anos que comia bombons de morango,quero muito aprender a fazer para minha familia...vc pode me ajudar me dando umas dicas de qual chocolate compro para derreter,como faço para derreter sem erros...
    Bjs..Lídia

    ResponderExcluir
  95. ola Izaura !!!preciso de sua ajuda ,vai ser a primeira vez que faço bom bom , comprei 1 kg, de chocolate branco fracionado e 1 kg de chocolate ao leite também fracionado ,e quero rechear com coco e leite condensado , minha duvida é oque eu posso faser para ele não ficar muito doce ?na embalagem diz que não nesse-cita temperagem , oque eu faço ? eu derreti um pedaço e experimentei e achei muito doce !!! se puder me responder no meu imail : julioejuliana17@hotmail.com agradesso desde já .

    ResponderExcluir
  96. Olá Izaura ! Tudo bem ? Meu nome é Eliane e preciso muito de umas dicas pois pedi para varias pessoas mas não obtive resposta, faço balas de coco a muitos anos a tradicional e com sabores, hoje meus pedidos incluem balas banhadas no chocolate nao tenho ideia de como fazer, qual chocolate usar e como fazer para que fiquem perfeitas pois sou muito perfeccionista no que faço, procurei na Internet mas não mostra o modo de banhar, já que trabalhas com chocolate acho que poderá me ajudar, gostaria que respondesse pelo meu e-mail se possivel eline.zago@terra.com.br, fico muito agradecida desde já. Obrigada ! Um abraço

    ResponderExcluir
  97. Ola Izaura! Como vai? Estou com uma duvida, devo usar o chocolate melken blend fracionado para banhar minhas trufas? Sendo que o recheio das minhas trufas são feitas com o puro chocolate,Ou seria melhor eu usar o chocolate puro blend para banhar as trufas? Ha muita diferença no sabor? Outro detalhe o melhor seria o sabor blend ou o meio amargo para banhar? Se vc fizer a temperagem do melken sabor blend entre 40 a 45 graus e depois abaixar em banho maria frio ate 29 graus medindo no termometro culinário corre o risco de a temperagem sair errada? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha recebido a resposta por email, qq coisa me avise!
      bjss

      Excluir
  98. Amada Izaura! Visitei seu blog e ameiiiiiiiii parabéns...eu faço bombons a pouco tempo + tenho uma dúvida q eu considero importante até agora só tenho feito bombons q preciso embrulhar no papel chumbo mais, se eu precisar fazer alguns q o cliente peça p deixar em forminhas como posso armazená-las? Devo colocar em caixa fechada e deixar fora da geladeira? N tenho ar condicionado fico preocupada, msmo fechadas n poderia ficar na geladeira? Desde já obrigada! Bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo contato e elogio, Adriana! Estamos aqui para isso! Quanto a sua dúvida, voce pode armazena-los em caixa de papelão, longe de calor e umidade, de preferencia em local baixo, pois o ar quente tende a subir (então nada de colocar em cima de armarios!)O ideal é não voltar a coloca-los na geladeira pois podem começara suar e perder brilho, ficando com o aspecto de envelhecido, mas nada que comprometa o sabor apenas o visual. Se tiver que fazer grande quantidade e com muita antecedencia, guarde-os se possivel em isopor, nas forminhas e em um bom local. espero te-la ajudado e qualquer coisa , entre em contato novamente,ok!
      Um grande abraço

      Excluir
  99. Amigas(os)...tenho respondido suas duvidas via email. Caso não recebam a resposta, por favor me avisem para eu encaminha-la por aqui, certo!

    abraços..

    ResponderExcluir
  100. NOSSA IZAURA OBRIGADA PELA RESPOSTA VC FOI SUPER SUPER SIMPÁTICA E GENTIL, ACHO Q VOU TER UMA ENCOMENDA DE BOMBONS JUSTAMENTE PARA JANEIRO NO VERÃO É MOLE? KKKK POR ISSO SUA RESPOSTA FOI TÃO IMPORTANTE P MIM. SÓ TENHO MAIS UMA DÚVIDA N SENDO O BOMBOM DE FRUTAS SENDO DE BRIGADEIRO, OU COCO DESSES TIPOS EU POSSO FAZER C QTOS DIAS DE ANTECEDENCIA P ESSE MÊS TÃO QUENTE? COMO VC DISSE Q O CERTO N É LEVAR MAIS A GELADEIRA E É P UM CASAMENTO OU SEJA TEM Q ESTAR APRESENTÁVEL NÉ? KKKKK EU QUERIA SABER SE TENHO Q FAZER MTO PROXIMO DA FESTA. NOVAMENTE IZAURA OBRIGADA PELA ATENÇÃO E Q JESUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU TRABALHO. ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde, gostaria de fazer maçãs cobertas com chocolate. Fiz um teste com o chocolate ao leite da Nestlê mas ele não derreteu a ponto de ficar líquido, então ficou uma camada muito grossa na maçã. Acho que deixei quente demais. Gostaria de saber se é melhor usar o chocolate fracionado no lugar do que usei para esse fim e se o sabor do fracionado é tão bom quanto o outro? Aguardo, obrigada

    ResponderExcluir
  102. Boa tarde
    Quero fazer o bolo bombom ou bolo love,vou usar o chocolate fracionado para a casquinha e gostaria de saber quanto tempo posso deixar fora da geladeira depois de desenformado.Muito obrigada
    naircardoso@yahoo.com

    ResponderExcluir
  103. Boa noite Izaura venho ki te parabenizar pelo seu blog e agradecer a sua generosidade. Tô começando a fazer doces finos e se possivel queria que vc me indicasse a marca de um chocolate bom para fazer os bombons e os fracionados são melhores ? Desde já muito grata
    meu e-mail:nayguache@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  104. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  105. Você poderia me responder qual o tamanho da forma utilizada nesse vídeo ( 40 ou 60 g?) ?
    Muito obrigada !
    Outra pessoa que souber, fique a vontade em me mandar um email. Preciso urgente saber, para comprar as forminhas e começar a fazer trufas!
    email : n.d.tavares@hotmail.com

    ResponderExcluir
  106. Ola querida bom dia !meu nome e Nivea e estou querendo fazer chocolates e trufas para vender por favor voce pode me dar um auxilio do tipo que chocolate eu posso comprar , que marca , como posso fazer um diferencial do meu produto , como armazenar e por quanto tempo, data de validade , por quanto posso vender , minha casa e muito ventilada se isso prejudica ,aqui em fortaleza eu ja comprei alguns chocolates que ou tem gosto de sabao ou gordura que o pior voce fica com a boca ensebada principalmente se tomar agua porque isso acontece ?
    agradeço muito se poder me ajudar.
    nivea-gonzaga@hotmail.com

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde!
    Achei o blog excelente, bem como as dicas e informações.
    Aproveito para tirar algumas dúvidas:
    Recentemente fiz um curso de chocolates e pretendo trabalhar com chocolate diet. Pode me indicar alguma marca boa de chocolate diet para fazer trufas e bombons?
    Dá certo temperar o chocolate em mesa de vidro? (apenas demora mais ou não dá certo mesmo?) Estou com receio de usar a pia, pois penso que não é o local adequado.
    Se possível, gostaria que me enviasse a receita de licor e que me desse algumas dicas de conservação e prazo de validade de bombons e trufas.
    Obrigada pela atenção e parabéns pelo sucesso!

    isa_morato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. Bom Dia,

    Tudo bem? Amei seu blog, muito útil e bem explicado!!! Tenho uma dúvida, minha trufa branca ficou mole, está bem difícil de enrolar, como faço para não perder a massa? Já pus até no congelador e mesmo assim está difícil. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Elisandaar..
      Obrigada pelo contato!
      Pelo que entendi, voce não consegue deixar a trufa mais "durinha". Se ela ficar licorosa, não tem problema, apenas avise as pessoas porque algumas podem se lambuzar .. sabe como é..
      Use uma colher de glucose de milho para dar maior durabilidade e isso tambem deixa a trufa mais consistente. O tempo na geladeira é em torno de 3 a 4 horas para um bom endurecimento, quanto menos tempo, talvez seja isso que esteja ocorrendo com a sua trufa, mais "molinha" ela fica. O tempo de cozimento tambem pode deixa-la mais "endurecida". Para ela ficar mais licorosa derreta os ingredientes e pronto, caso queira mais durinha, cozinhe por mais uns minutinhos..comigo dá certo!
      Outra coisa que pode acontecer: agua no chocolate (vapor ou gotas), mistura não correta do ingredientes ou muito tempo no microondas e em potencia errada.

      Espero te-la ajudado!
      Caso precise de mais orientação, me escreva, ok!

      abraços e boa sorte!

      Excluir
  109. Olá Iza, tudo bem? estou começando a trabalhar com chocolates e gostaria de tirar algumas dúvidas com vc....
    1: Poderia me informar receita de trufa?
    2: e também receita de licor para recheio de bombons.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  110. Olá, me chamo Jéssica, estou começando agora fazer doces finos e trufas para vender e estou com algumas dúvidas. Gostaria de saber qual o chocolate mais indicado para se fazer trufas, banhar docinhos e que não precise de temperagem.Os da Harald são bons?se sim,é melhor top fracionado ou confeitero?para que fiquem brilhosos, depende da marca é? o gosto é muito diferente dos nobres?Li alguns comentários acima e vi que as pessoas tem muito problema com os doces se derreterem depois de prontos, como evitar que se derretam?depois de prontas devo guarda-las em geladeira? acondicionadas em que? e por quanto tempo? assim que faço já posso colocar nas forminhas ou tenho que aguardar algum tempo? E como faço para calcular o valor para venda ? Desculpa a quantidade de perguntas,e parabéns pelo blog, ajuda bastante. Obriga e aguardo resposta e-mail: jessica_iurd@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  111. ola meu nome e izaura eu sou de pernabuco e vou comesa ese mes tabanha verdedo turfas e casa eu gotaria de saber e abarras de chocolate harald fracionada e mesmo a menho maca para tabanha com turfas ese ela pesiza ipara a geladeira aqui e pernabuco e muito querte se firca fora da geladeira nao vai derete nao obrigado epero que me repode descupe meus ero de poturgem meu imel em izaura100yuri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  112. Olha, tenho 16 anos , já trabalhei com bonbons, já e deu bastante margem de lucro,tenho vontade de criar minha própia empresa no ramo de doces,quero montar uma empresa pra atender em nível de região, como posso começar ? quanto de renda tenho que ter ? se puder acrescentar a minha pergunta agradeço desde já, tenho bastande dúvidas

    ResponderExcluir
  113. Trabalho com bombons a uns 15 anos e só agora estou tendo dificuldades quanto ao calor, levanto bem cedo prá poder fazer pois o calor aqui tá bravo, sei que temos que calcular até o tempo de ficar na geladeira para que não derretam, estou usando o Malaverio meio amarmas tá dificil...será que tem algum produto que ajudaria a suportar tanto calor???
    go pra que não derretam,Moro em Belo Horizonte.
    Obrigaado>

    ResponderExcluir
  114. qual o procedimento para as trufas ficarem macias?

    ResponderExcluir
  115. oi.... preciso de uma ajudinha...
    vou fazer uns bombons para o cha de bebe da minha sobrinha. vai ser umas barrinhas em forma de mamadeira, chupeta e carrinho e eu não sei como que faço e qual chocolate fica melhor. será que você pode me passar uma receita e me ensinar como que faz? me passe tambem um nome de chocolate que seje em conta... rsrs mas que seje bom.. ahh e vai estar meio calor estou com medo de derreter tudo!!!


    me ajudar por favor!!??

    ResponderExcluir
  116. Boa tarde Izaura, tudo ben?
    Vou me casar e pretendo fazer os bombons, são 3.000 unidades. Vou começar a fazer na segunda e pretendo terminar na sexta-feira.
    Sabe me informar quantas unidades mais ou menos se faz em um dia (8 horas por dia)? e penso em acondicioná-los em caixas de pizazas para não estragarem e na geladeira, há algum problema? e tem algumas receitas para recheios?
    Obrigado, abraço.
    Meu é e-mail é vendas@eduforme.com.br

    ResponderExcluir
  117. Flor,ve se vc pode me ajudar...
    Eu começei a fazer trufas para vender,para ajudar aqui em casa,mas as trufas nao saem da forminhas :// o q eu posso fazer?
    Agradeço desde já :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo contato, Tata!
      Duas coisas podem ser: o chocolate nao foi bem derretido e misturado para poder voltar a composicao inicial ou foi super aquecido. Utilize no microondas a potencia pela metade e em banho-maria nao deixe entrar nenhum vapor ou agua, viu! Poder ser tbem que voce esteja deixando pouco tempo para o resfriamento na geladeira, verifique isso tbem!

      bjss e boa sorte!
      Qualquer duvida entre novamente em contato,ok!

      Excluir
  118. Boa tarde. Vivo em Portugal e costumo fazer bombons para oferecer aos amigos ou na festas em casa. O problema é que não há nenhum chocolate que me agrade e não há quem diga o mais apropriado. Fiz um curso e nem no curso revelaram o chocolate a usar. Quando faço bombons recheados o chocolate fica espesso e não corre em fio como vejo nos vídeos. É possível dizer-me qual o melhor chocolate ara que saiam bonitos. Muito obrigada. Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Claudia..obrigada pelo contato! Quanto a sua duvida, eu utilizo os chocolates da Nestle, Melken e Garoto para o recheio e para a cobertura o Fracionado Padeiro Premium ou Melken. Se o seu chocolate esta espesso, talvez nao esteja derretendo-o bem ou fazendo algo de errado na temperagem. Siga as instrucoes da embalagem e nunca deixe entrar vapor de agua ou agua no chocolate.
      Sucesso e boa sorte!!

      Excluir
  119. Olá, td bem? Eu deixo o bombom na forma dentro da geladeira por no máximo 15 minutos. Gostaria de saber depois de quanto tempo eu desenformo e já posso embalar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  120. Olá, querida amei sua pagina, preciso de uma dica de uma pessoa experiente começei a fazer pirulitos de chocolates para vender uso o chocolate garoto ou nestlé mais na minha cidade esta muito quente qdo vou entregar eles estao amolecendo!!!! me indicarao para usar o chocolate SICAO! você conhece? pode me ajudar? fico no aguardo obrigada

    ResponderExcluir
  121. Olá querida, me chamo Graziela e faco ovo de pascoa so que estou usando chocolate harald fracionada confeiteiro , mais agora quando tiro o ovo da geladeira , ele comecar a derreter me de uma dica como devo fazer para nao ter prejuizos. E tbm estou começando a receber encomendas de bombons e trufas para festas, mas estou com medo de na entrega eles derreterem. Espero ansiosa pelos seus conselhos. Obrigado!

    ResponderExcluir
  122. Ola, preciso de uma ajuda sua. Eu quero usar chocolate braco fracionado para cobrir cakepops, mas ele nao derrete, ele so vira uma pasta. Vc pode me ajudar? me indicr uma marca espcifica ou uma tecnica, talvez ate um produto alternativo? Muito obrigada, Carol

    ResponderExcluir
  123. ola adorei seu blog gostaria de saber se voce pode me ajudar ,eu faço ovo de pascoa com chocolate nestle blend mas minha cidade é muito quente,e o ovo começa a derreter tenho q guarda tudo na geladeira posso misturar o fracionado no chocolate? e qual seria a porcentagen agradeço pela atençao meu email gleide-maria1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  124. Adorei.As dúvidas que tive você já respondeu para outras pessoas aqui mesmo,mas tenho outra que vc deve ter respondido por email.
    Fiz o ovo e o bombom com o fracionado,mas qd sai da geladeira ele começa a derreter muito rápido mesmo no ambiente com o ar condicionado.Retiro da embalagem e tem que comer rápido.Foi cômico e desesperador ver minhas sobrinhas desesperadas com o derretimento dos ovos.Obridada .Monica monica-souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  125. Gostaria de saber se é possível trabalhar com chocolate n/verão, pois estou com muita dificuldade, qdo tiro o chocolate da geladeira e desenformo os mesmos já começa a grudar no papel manteiga. Estou usando Harald Melker. Será que o fracionado vai dar certo? E o sabor? Me socorra por favor. Grata.

    ResponderExcluir
  126. Boa tarde Izaura..queria umas dicas suas, visto que vc trabalha muito bem com chocolate..eu fiz ovos de páscoa para dar para os sobrinhos e gostei..deu certo..mas usei chocolate lacta, e como estou precisando ganhar um dinheirinho estou com vontade de fazer trufas para vender, aqui na minha região, moro em Iguaba Grande- Rj- vende-se o chocolate harald..e eu tive um pouquinho de dificuldade na temperagem...qual o tipo de chocolate harald que devo comprar? meu email é Danielymo@gmail.com...adorei tudo aqui no seu blog...sucesso!!

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde Izaura, anotei todas as dicas para tentar fazer chocolate, porque esse anos fiz alguns ovos e pelo que li fiz quase tudo errado. Eu gostaria de saber como faz bombom cremoso, sem recheio mesmo. Precisa por algum ingrediente especial??
    Obrigada pelo site maravilhoso.
    Michelle (misha.gomes@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  128. Boa noite Izaura, Eu queria fazer um bombom aonde uma parte seria chocolate branco fracionado e a outra metade de chocolate ao leite nobre, será que é possível??????
    meu e-mail é: tati280883@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde Izaura, Parabéns pela ´página e por prestar ajuda aos que estão iniciando no ramo.
    Estou fazendo um curso de Guloseimas de chocolates, onde aprendemos a fazer bombom trufado e outros.
    Estou pensando em trabalhar com isso, incialamente em casa e depois pretendo montar um negócio e atender a grandes eventos.
    Moro em Fortaleza, e o clima não ajuda muito, gostaria que me desse algumas dicas sobre as técnicas e quais os melhores bombons, trufas e outros mais fáceis de serem vendidos.
    Desde já agradeço a atenção.
    Meu mail denyse _osterne@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  130. Ola , estou começando agora nesse ramo de choclate . comprei formas pra começar
    gostaria de saber se é mais facil derreter uma barra de chocolate ou eu fazer o chocolate ?
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  131. Olá meu nome é carol e mim to querendo entrar nesse ramo, mas tenho algumas duvidas em relação do que preciso ter em relação a materiais para começar a trabalhar com chocolates, quais os tipod formas que valem apena, pois comprei umas de plasticos e se quebraram da 1º vez que eu usei...Mim passa uma lista do que preciso...Por favor! Obrigada...

    ResponderExcluir
  132. Olá queria saber qual é a melhor marca de chocolate para se fazer bombons?

    natty14_p@hotmail.com

    ResponderExcluir
  133. Boa noite gostaria de pedir uma serie de dicas pois pretendo fazer docinhos e trufas para ajudar no orçamento de casa, receitas e dicas para decorar os doces, se vc tiver tbm receitas de brigadeiros de varios sabores iria mim ajudar bastante, pois gostaria de expor em um pequeno ambiente mais que ficasse aconchegante e bonito(atrativo) então o tamanho dos doces as embalagens o preço que posso vender tenho muitas duvidas ! ah Será que vc pode mim explicar pq as trufas ficam suando e tenho que seca-las antes de decorar? onde será q estou errando!rsrsrs
    Tomei coragem e perguntei muito heim ?rrss Parabéns pela atenção e carinho que responde as tdas aqui!

    ResponderExcluir
  134. meu e-mail é
    xvitoriasantos@outlook.com

    grata Vitoria

    ResponderExcluir
  135. Olá, eu vou começar a vender pirulitos de chocolate mas eu queria saber oque eu posso por pra da um gosto melhor por que eu acho que o chocolate da garoto e muito caro e não da para mim comprar então eu comprei barra top da cor laranja eu gostaria de saber, obrigado adorei sua pagina meu email é gabriela_oliver.12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  136. oi ....me ajude coloquei o chocolate fracionado para derreter e acho que fiz uma besteira...acabei colocndo algumas gotas de creme de leite e ai...ficou homogeneo..e agora o que faco.gostaria de utilizar o chocolate para fazer trufas pois utilizo forma s mas nao sei como devo fazer.segue meu e-mail alesandragomeslima@yahoo.com.br me ajuda! bjus

    ResponderExcluir
  137. Bom dia! estou com uma quantidade enorme de trufas encomendadas,gostaria de saber se posso estar armazenando em caixas de pizza 10 dias antes da festa? (Obs: forrei todas com papel manteiga). vitoria.caua@gmal.com

    ResponderExcluir
  138. Olá estou vendendo trufas e não está me dando muito lucros,você mistura algum chocolate mais barato com um bom?e os leite condensado acaboa fazendo 10 trufas para uma lata de leite condensado tem como fazer render mais??se tiver algumas receitas de recheio para trufas economicas você pode me passar?
    e-mail nataliadidone@gmail.com


    obrigada beijos

    ResponderExcluir
  139. Olá boa noite, estou começando a gostar dessa área dos doces. Estou ainda perdida com relação as nomenclaturas...qua seria o chocolate fracionado que vcs falam? Qual seria a marca...Se eu cobrir um Cake POp com chocolate ao leite ele seca normalmente?

    ResponderExcluir
  140. oii querida adorei seu blog! estou começando a mexerom trufa agora mmais antes estou pesquisando e queria q vc me ajudasse pois tenho muitas dúvidas ainda pra dar a durabilidade a trufa só pode ser usado rum licor ou conhaque?? naun teria outra coisa q naun fosse bebida alcolica??obrigada meu e-mail . giseletribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  141. Ola! Parabens pelo trabalho! Adorei o Blog! Queria saber se vc tem alguma dica para o bombom de morango nao criar agua dentro... Faço bombons pra consumo da familia ja faz tempo, mas algumas vezes as frutas criam agua e eu nunca soube o que pode ter saido errado. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  142. Olá! Gostaria de saber se posso fazer licor de chocolate com chocolate hidrogenado. Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  143. Bom dia amiga, necessito de ajuda "Urgente" moro em Porto Alegre, iniciei a uns 2meses a fazer Bolo Bombom e começou a derreter direto, como esta sendo meu mio de ganho no momento vendendo diariamente gostaria de saber de dicas para conservá-los. Meu e-mail julitsevero@ig.com.br Bjokas!!

    ResponderExcluir
  144. Bom dia! olha só estou apenas começando a aprender a trabalhar com o chocolate... fiz uns bom bons de coco (sem formas, banhados) e uns pop cakes.. Acredito que tenha dado certo, se não por dois pequenos detalhes: o bom bom, o chocolate que banhei (meio amargo) após secar fora da geladeira em papel manteiga, ficou sem brilho, opaco... já o pop cake, na hora de banhar, o chocolate me pareceu grosso, de forma que foi difícil retirar o excesso, ficando assim um pouco borrado o resultado final. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  145. izaura, parabéns pelo trabalho... estou com um problema...vendo bombons para muitas pessoas mas nao consigo vender para supermercados porque o chocolate fica molenga, eu uso o chocolate da jazam. caso tenha um tempo e responda posso dar mais detalhes, obrigado

    ResponderExcluir
  146. Olá, tudo bem.
    Adoro esse mundo dos chocolates, mas infelizmente não sei trabalhar tão bem com eles.
    Venho fazendo alguns testes, tentativas de trabalhar com eles, mas infelizmente estou longe da perfeição. Rsrsrsrsrsrsrs...
    Andei lendo algumas perguntas e respostas do seu blog e gostaria muito, que se possível, você enviasse algumas dicas para o meu e-mail.
    Eu me chamo Josiane e o meu e-mail é josiane_izaura@hotmail.com
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  147. Quanto posso vender o cento dos bombons para festas, e em que embalagem tenho que fornecer os bombons?? Bjinhos obrigada

    ResponderExcluir
  148. Oi Boa noite,gostaria de esclarecer uma duvida a alguns anos trabalhei com bombons para um Buffet e na epoca na confecção dos mesmos usamos parfinas.Gostaria de saber se hoje conseguiria fazer os bombons sem usar a parafina?Vou produzir os bombons da festa de 15 anos da minha sobrinha e acho que perdi um pouco a pratica.Me responda se puder por favor.Meu nome é é Regiane Valim Moreira

    ResponderExcluir
  149. Bom dia!
    Tentei fazer trufas com o chocolate da Garoto e não consegui,deixei por cerca de 20 min no freezer e não desinformava e quando eu conseguia tirar algumas que pegava para colocar o recheio começava a derreter. Tem uma técnica para trabalhar com esse tipo?

    ResponderExcluir
  150. Olá,boa tarde!Estou começando a fazer bombons agora,e gostaria de saber como conservar os bombons durinhos até a hora de comê-los.Tem que manter todo o tempo na geladeira?Como eu faço?

    ResponderExcluir
  151. Olá!
    Faço trufas para vender, e gostaria de saber como faço para conservar o chocolate, sem que ele derreta fora da geladeira? Tem algum tipo de conservante? Uso o chocolate HARALD e ele ja é fracionado, mesmo assim posso dar o choque térmico?

    ResponderExcluir
  152. Ola!
    a algum tempo comecei a trabalhar com o chocolate e gostei muito do harold entre tanto os produtos não podem ficar fora da geladeira por que acabam ficando amolecidos. gostaria de saber se tem alguma forma de mante-los resistentes por mais tempo fora da geladeira?
    andreza.b.bg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  153. ola meu nome é marcos e eu faço trufas para vender e eu queria saber como eu faço para dar prazos de validade ou se uma nutricionista pode fazer isso para min
    meu imail é marcochevy184@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir
  154. Olá, gostaria de saber se eu posso misturar chocolate nobre com fracionado para fazer pirulito de chocolate? Moro no rj e a temperatura aqui é muito quente. Só temperar o chocolate.novre.nao afiabta, pois fica derretwndo depoia. Se miaturar ficaa com um goato bom? Eu posso usar ele assim? Vou precisar temperar? Qual a ordem para usar ele assim? Meu email: kellyndapink@hotmail.com Espero resposta ;)

    ResponderExcluir
  155. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  156. Olá Izaura,
    Bom dia!!
    Adorei o blog!!
    Comecei a trabalhar com trufas tradicionais e brigadeiros. E gostaria de saber o que posso fazer para que tanto as trufas como os brigadeiros depois de prontos não derretam no calor de 40º do Rio de Janeiro.
    (e-mail: biaffrs@gmail.com)
    Desde já,
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  157. Olá, amei as dica!
    Moro em lugar quente e uso chocolate fracionado, so q eles n secam direito e ficam com uma textura áspera e como aqui é muito quente, gelo eles no congelador! Queria saber qual é o melhor chocolate pra usar e como devo usar!

    ResponderExcluir
  158. Olá Izaura,
    Bom dia!!
    Adorei o blog!!
    Comecei a trabalhar com trufas tradicionais e brigadeiros. E gostaria de saber o que posso fazer para que tanto as trufas como os brigadeiros depois de prontos não derretam no calor.Eu posso utilizar o chocolate fracionado ainda quente ou devo esperar esfriar?
    obg

    Sabrina
    trombinidiogo@gmail.com

    ResponderExcluir
  159. Posso misturar fracionsdo com nobre? Comprei saco de 1 kg cada no formsto de moedas. Como proceder? Meu email é frederico.brigatte@gmail.com

    ResponderExcluir
  160. bom dia estou fazendo trufas para pagar cursos para minha filha mais nao estou tendo muito lucro nao tenho noçao de preços ainda vc pode por favor mim da umas dicas de recheios e porque que quando eu tiro as trufas da geladeira ficam suando .dai quando eu vou entregar para um festa fica feia cheia de suor.meu email e elisabete.higor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  161. Oi!
    Vou fazer alguns ovos, bombons sem recheio e tabletes de chocolate para doar...queria saber qual marca é a melhor?
    Garoto, Nestlê ou Melken (Harald)??
    Se puder me ajudar ficaria muito grata!

    ResponderExcluir
  162. oi gostaria de saber o meu chocolate qd tiro da geladeira ele fica suado depois vo coloca no papel chumbo ele fica mole vc por favor pode me responder no que estou errando tenho alguns ovos pra fzr e estou preocupada me ajuda por favor nao to conseguindo nem dormi de preocupacao me ajuda te agradeco desde ja obrigada

    ResponderExcluir
  163. A Chocolates Importados SWISS tem a maior seleção do Brasil de chocolates importados, com frete grátis para todo o país!!


    Chocolates Importados SWISS
    www.chocolatesimportados.com
    Frete para todo Brasil 100% grátis!

    ResponderExcluir
  164. Izaura, meu nome é Teresa e eu gostaria de saber como faço para que o chocolate, depois de todo o processo de derreter, temperagem e preenchimento da forma, ele fica suando. Como evitar isso?

    ResponderExcluir
  165. Aliás meu email é cabraltete@hotmail.com

    ResponderExcluir
  166. ola tudo bem, tenho uma duvida que tipo de chocolate usar para o recheio e a casquinha sei que nao sao os mesmos, poderia me ajudar? dayane.pacheco2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  167. ola! olha eu faço trufas pra vender e graças a Deus ta dando certo e suas dicas são otimas... e ta sendo um sucesso meus bombons todos os clientes gosta!

    ResponderExcluir
  168. ha e mim tira uma duvida eu moro em uma região muito quente é no ceara e ai vc pode mim da uma dica para que os bombons tenham uma maio recistencia fora da geladeira ou frizzes! ha é depois de prontos viu tambem uso os cholate da Haldy o fracionado meio amargo e ai esse é bom?

    ResponderExcluir
  169. ha mim da um tok eu moro em uma região muito quente que no ceara, e ai como faço para que os bombons depois de feito tenha mais concistecia é pra mim da a dica aos meus cliente! eu usso o chocolate fracionado meio amargo e meus bombons é bem conceituado. mas mesmo gostaria de saber si uso só o meio amargo ou tem que misturar com o ao leite? uso o confeitero da harald.

    ResponderExcluir
  170. Olá! Estou querendo umas dicas com chocolate. Faço apenas para consumo próprio, gosto muito de fazer coisas com chocolate, mas mudei-me para uma cidade muito quente e não estou conseguindo fazer a temperagem, como fazia na outra cidade em que morava. Sempre luto para não usar o chocolate fracionado, não gosto do sabor. Comprei o chocolate da Harold Top e mesmo assim achei o gosto diferente. Então pergunto: posso misturar um pouco do chocolate ao leite com o top? Facilita na temperagem e da certo para fazer copinhos de chocolate e glaçar. Meu e-mail é easantana31@yahoo.com.br. Obrigada. Elizete

    ResponderExcluir
  171. Oi meu nome é simone. Fiz um recheio de trufa tradicional coloquei na geladeira e ela ficou dura que nem uma pedra. Não sei no que eu errei talvez foi o creme de leite que estava gelado no chocolate ?coloquei o recheio de novo no microondas e ele derreteu ficou mole. Deixei fora da geladeira. O que será que fiz de errado? Posso aproveitar esse recheio de novo. Meu e-mail rascygalvao@gmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  172. O chocolate fracionado faz algum tipo de mal (ouvi que ele tinha gordura hidrogenada e por isso o "mal") ou pode ser usado sem medo? (ele é diferente do hidrogenado?)

    ResponderExcluir
  173. Olá Isaura, bom dia! Tudo bem? Amei as dicas, mais estou meio confusa, o chocolate fracionado que vc citou é o mesmo que a cobertura? Se puder me manda mais dicas e apostilas, ficarei muito grata. Que Deus abençoe! Abraço

    email:annebrande@hotmail.com

    ResponderExcluir
  174. Oi Izaura!!! Por favor, você pode me dar uma ajuda? O que fazer quando as trufas ficam suando?? Já tirei da geladeira há mais de 12 horas e ainda estão com esse aspecto. Também se você puder passar algumas dicas de recheios, agradeço. Um abraço
    Rita
    rita.oliano@hotmail.com

    ResponderExcluir
  175. meninas estou começando a fazer trunfas e pirulitos agora gostaria de saber mais sobre chocolates tenho duvidas sobre o chocolate melar depois que vai para mesa e fica deretendo qual e o melhor chocolate para esse tipo de trabalho e vcs pode mandar pra um uma apostila de recheio de trufas para eu começar a ter ideias

    ResponderExcluir
  176. Olá, Izaura, boa tarde! Estou começando agora a fazer bombons e pirulitos e, como muitos comentários anteriores, os meus estão suando, o que os deixa sem brilho. Estou usando chocolate fracionado. Vi uma resposta sua, acima, onde comentava sobre usar a GELADEIRA, e não o FREEZER; vc se refere ao congelador da geladeira ou a parte comum mesmo? Vi, em um outro site, que para os bombons não suarem a forma, já preenchida, deverá descansar por 20 min antes da refrigeração, q acha? Como faço para armazená-los? Quanto tempo antes de uma festa posso começar a fazê-los? Muito obrigada desde já. Parabéns pelo blog, muito esclarecedor. Meu e-mail é aninhapsoeng@gmail.com.

    ResponderExcluir
  177. Olá..tudo bem? eu gostaria de saber como devo fazer com o chocolate, depois da temperagem, quando ele começa a endurecer novamente. Posso derreter ele de novo? ele não vai secar? como devo fazer? obrigada.

    ResponderExcluir
  178. Seu blog é incrível e nos ajuda muito.Veja se pode me ajudar, eu faço principalmente bombom de morango e sei que ele nao pode tirar o cabinho pois solta água, o que acontece se o morango estiver um pouco amassado coisa assim, tem uns morangos que não cabe na forma de tão grande, porque não podemos corta-los ao meio por exemplo?O que pode acontecer, sei que essa dúvida é de muita gente.Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu email é karinacamarasilva@hotmail.com

      Excluir