Curiosidades!


   Olhem que interessante o significado e origem da trufa.
 A Trufa (em francêstruffe; em italianotartufo) é um gênero de fungo subterrâneo da família Tuberaceae (espécie de cogumelo). Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos. Possuem aspecto de mármore negro e bege. A colheita é feita por porcos ou cães adestrados. A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu uma forma de cultivá-las. As melhores trufas brancas vêm de Alba, pequena cidade italiana entre Turim e Milão. Já as trufas negras tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord.
 O tartufaio, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.
 Logo, a trufa recebeu este nome devido a esse cogumelo subterrâneo que é consumido há mais de três mil anos, devido ao seu tamanho, cor e pelo fato de que ao ser recolhido vir envolto em terra, assim como a trufa de chocolate é envolta em cacau em pó. São consideradas um símbolo refinado de cortesia.
Fonte: http://pt.wikipedia.org

Um comentário:

  1. Olá,

    Não encontramos o link do o Almanaque Culinário em seu blog, assim que adicionado ele será aprovado e listado em http://www.almanaqueculinario.com.br/lista-de-blogs/

    ResponderExcluir